TRE-BA REJEITA AÇÕES CONTRA CANDIDATA A VICE-GOVERNADORA NA CHAPA DE ACM NETO E CONCEDE REGISTRO DE CANDIDATURA 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) concedeu, nesta sexta-feira (2), o registro de candidatura de Ana Coelho (Republicanos) a vice-governadora na chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Em uma decisão por unanimidade, a Corte julgou improcedentes as duas ações que pediam a impugnação da candidatura da empresária.

As ações judiciais foram movidas pelo PSOL, através do candidato ao governo do estado Kleber Rosa, e por um candidato a deputado federal pelo PL.

Sobre a ação movida pelo candidato do PSOL ao governo, o pedido de impugnação destacava que Ana Coelho, enquanto CEO do grupo de comunicação Aratu, ocupa a gerência e a administração de concessionária de serviço público federal e que mantém contratos sem obrigatoriedade de licitação com o Poder Público, tanto estadual quanto municipal.

Já na ação movida por um membro do PL, a acusação era de um possível favorecimento da candidatura por conta de contratos entre a empresa que era gerida por Ana Coelho e a Bahiatursa, órgão do governo do estado.

O tribunal destacou que a empresária é “candidata de oposição ao grupo político que comanda atualmente o Governo do Estado da Bahia, sendo que não há como haver utilização da máquina pública com viés de desequilíbrio do pleito, não gerando, portanto, qualquer posição de vantagem para a respectiva candidatura”.

Os integrantes do TRE seguiram o voto da desembargadora Zandra Anunciação Alvarez Parada, que votou pela improcedência das ações e por conceder o registro de candidatura. O entendimento foi o mesmo do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Em entrevista, no último dia 23, ACM Neto (União Brasil) disse que considerava que seus principais adversários, os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL), seriam os verdadeiros responsáveis pelas ações judiciais que pediam a impugnação da candidatura de Ana Coelho.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Compartilhe este artigo: