Profissionais de enfermagem do município de Camacã – BA, aderiram à paralisação nacional de enfermagem, que ocorrerá no próximo dia (21). Com isso, a categoria busca demonstrar a relevância da enfermagem, e sensibilizar os legisladores no apontamento e efetivação de uma fonte de custeio, para que a Lei 14.434/2022, que estabelece o piso salarial nacional da categoria, possa surtir seus efeitos, considerando que o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação da norma, tendo em vista o governo não apontar repasses financeiros para que os entes da União possam cumprir a normativa.
Conforme ofício 06/2022 do sindserve, que comunica a adesão à paralisação nacional, ocorrerá atos pela rua da cidade de Camacã, em defesa do piso salarial.
A paralisação nacional da enfermagem poderá gerar uma concentração elevada do número de atendimentos em unidades hospitalares, considerando que os profissionais de enfermagem não estarão atendendo nas Equipes de Saúde da Família (ESF), isso poderá impactar até mesmo municípios que não aderiram à paralisação, mas que utilizam serviços hospitalares de municípios circunvizinhos, como no caso de Santa Luzia, e outras cidades em situações parecidas.
